VISITA À OBRA – Mosteiro de São Martinho de Tibães

image001.jpgimage003.jpg

IDEIAS EMERGENTES – PRODUÇÃO CULTURAL CRL | +351 22 20 10 107 TEL . FAX | ESPAÇO IMERGE RUA SANTA CATARINA 777 4000-454 PORTO | http://www.imerge.com.pt

A IDEIAS EMERGENTES – Produção Cultural, CRL, vem por este meio informar V. Exa. do iní­cio das visitas guiadas, periódicas, de acompanhamento da obra de Recuperação e Reabilitação do Noviciado, Ala Sul e Claustro do Refeitório, que o INSTITUTO DE GESTÃO DO PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO E ARQUEOLÓGICO (ex IPPAR) está a levar a cabo no Mosteiro de São Martinho de Tibões, Braga.

“O Mosteiro de São Martinho de Tibões, antiga Casa Mõe da Congregação Beneditina Portuguesa, foi adquirido pelo Estado Português em 1986 e afecto ao Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR). Tem vindo a ser objecto de uma operação integrada de restauro, recuperação e reabilitação, co-financiada pelos Fundos Comunitários através do FEDER – Programa Operacional da Cultura (POC).

O projecto de recuperação e reabilitação do Noviciado, Ala Sul e Claustro do Refeitório, integrado na candidatura do Mosteiro de Tibões ao III Quadro Comunitário de Apoio – 1ª Fase, abrange o antigo Claustro do Refeitório, destruído por um grande incêndio no final do século XIX, o noviciado, o hospício e parte da ala sul onde se inclui a livraria, a cozinha e espaços anexos e tem como objectivo a recuperação e restauro de grande parte dos espaços para integrarem o circuito de visita do mosteiro (claustro do cemitério, cozinhas e espaços anexos); a instalação de um centro de informação de ordens monásticas e jardins históricos no piso superior da ala sul e a reinstalação de uma comunidade religiosa no antigo noviciado, que irá gerir uma pequena hospedaria e um restaurante a instalar no antigo hospício.”

Durante o período previsto para a realização da obra, aproximadamente um terço da área do Mosteiro de Tibões fica inacessível e deixa de fazer parte integrante do Percurso Museológico. A exposição de divulgação do projecto adjudicada pelo IGESPAR à IDEIAS EMERGENTES, e as visitas guiadas que nela se integram, pretendem colmatar esse facto, e dar ao visitante a possibilidade de conhecer o projecto e a obra que decorre até Setembro de 2008.

Todo os elementos do projecto bem como as fotografias de acompanhamento da obra poderão ser vistos em: http://www.mosteirodetibaes.org

A visita inicia-se com o visionamento do filme de reconstituição virtual do antigo Claustro do Refeitório com cerca de 15 minutos. De seguida, será apresentado o projecto, e distribuído um desdobrável com informação sobre o mesmo. A visita segue depois para o estaleiro onde se poderá ver o andamento da obra.

As visitas realizar-se-ão aos sábados, nas seguintes datas;

20 de Outubro de 2007

10 de Novembro de 2007

08 de Dezembro de 2007

12 de Janeiro de 2008

09 de Fevereiro de 2008

08 de Março de 2008

12 de Abril de 2008

10 de Maio de 2008

14 de Junho de 2008

12 e 26 Julho de 2008

13 e 27 de Setembro de 2008

11 e 25 de Outubro de 2008

 

Existe ainda possibilidade de agendar visitas extraordinárias para grupos organizados que poderá ultrapassar as vinte pessoas, mediante consulta. (ex. grupos de alunos).

O visionamento do filme começa às 11.00h e a visita à obra às 11.30h.

O preço de cada visita será de 4 euros por pessoa (preço de entrada no Mosteiro).

É obrigatória a inscrição prévia.

O número máximo de pessoas por visita será de 20.

Serão disponibilizados capacetes de protecção a todos os visitantes.

O calçado de protecção não é obrigatório, mas recomenda-se o uso de calçado apropriado.

 

Informações e marcações

http://www.mosteirodetibaes.org

ou

Mosteiro de S. Martinho de Tibães

Ana Paula Martins e António Soares

+351 253 622 670

msmtibaes@ippar.pt

About these ads
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a VISITA À OBRA – Mosteiro de São Martinho de Tibães

  1. Pingback: 5ª Cidade » Blog Archive » VISITA À OBRA - Mosteiro de São Martinho de Tibões

  2. ANA CASTRO diz:

    gostei muito desteb site.
    ajudou-me a fazer o trabalho de area de projecto

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s