Cascais requalifica Vale de Cavalos até 2011

A agência Cascais Natura vai promover a recuperação da Quinta de Vale de Cavalos, na Malveira da Serra, um projecto orçado em 3,2 milhões de euros que permitirá a instalação no local de microempresas e instituições ligadas ao empreendedorismo social e à conservação da natureza.

O projecto, que abrange três hectares no Parque Natural Sintra-Cascais, prevê a recuperação e reconversão dos edifícios existentes na antiga fábrica de águas de Vale de Cavalos, que, como explica um comunicado, “se encontram degradados e abandonados”. Será também feito “o ordenamento da mata e da antiga área de produção agrícola”.

A agência destaca que nesta intervenção “serão tidas em conta as questões de eficiência energética, isolamento, reutilização de águas residuais domésticas, utilização de biomassa e geotermia”, com o objectivo de “tornar este complexo sustentável em termos de consumo energético e adaptação às alterações climáticas”.

Na Quinta de Vale de Cavalos será construído um novo edifí­cio, com uma área útil de 2200 m2, onde ficará instalada a sede da agência municipal e “microempresas e instituições ligadas ao empreendedorismo social e à conservação da natureza”. O projecto contempla ainda um edifí­cio de apoio com salas de formação e uma cafetaria, um “centro de acolhimento de natureza” e o Banco Genético Vegetal Autóctone, “com capacidade de produção de plantas autóctones no Parque Natural Sintra-Cascais”. A requalificação deve ficar concluída no “primeiro semestre de 2011″.

Fonte – Jornal Público

About these ads
Esta entrada foi publicada em 1. Imprensa, Blogosfera e Web com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s