As 10 cidades mais inteligentes do mundo

Singapura

Singapura

A revista Forbes elegeu as 10 cidades mais inteligentes: 1. Singapura; 2. Hong Kong; 3. Curitiba; 4. Monterrey; 5. Amesterdão; 6. Seattle; 7. Houston; 8. Charleston; 9. Huntsville; 10. Calgary. Esta lista – talvez demasiado povoada por cidades norte-americanas? – conta apenas com uma cidade europeia, mas em contrapartida assinala Curitiba, no Brasil, como uma das cidades mais inteligentes do mundo. Os critérios seguidos tiveram em conta não apenas o desempenho ambiental das cidades, mas também a sua performance económica, mobilidade e qualidade de vida. A conjugação destes critérios levou à exclusão de megacidades como New York, São Paulo e Tóquio. A conclusão que parece emergir daqui é que as cidades com futuro deverão ser compactas e de relativa pequena dimensão, ambientalmente sustentáveis e economicamente proactivas. Para além da listagem «world’s smartest cities», recomenda-se ainda a leitura de outros artigos paralelos sobre o tema da cidade.

About these ads
Esta entrada foi publicada em 1. Imprensa, Blogosfera e Web, 11. Ecocidades com as etiquetas , , , , , , , , , . ligação permanente.

188 respostas a As 10 cidades mais inteligentes do mundo

  1. Pingback: Tweets that mention As 10 cidades mais inteligentes do mundo | 5ª Cidade -- Topsy.com

  2. Pingback: O Top Party Cities da Forbes | 5ª Cidade

  3. Perly diz:

    muito bom para nós brasileiros, motivo de orgulho…

    • Diogo diz:

      Não acho que seja motivo de orgulho… Curitiba é uma farsa, moro em Curitiba e digo: amo minha cidade mas precisa urgentemente de mudança no seu governo, espero q o novo governo cumpra suas promessas de mudanças!

  4. kd osasco??
    aaah não gostei! =/

  5. That`s my city !!!!!!!
    uhuu!

    viva curitiba !!!!!!!!!

  6. Pessoalmente gosto de Curitiba, onde passei, em soma, quasi um ano da minha vida. Curitiba talvez fosse uma cidade mais exemplar na década de 90 com as inovações em transportes urbanos, mas definitivamente não é mais agora com o volume de carros e os congestionamentos que afetam igualmente o usuário do transporte coletivo.
    Cidades exemplares, ao meu ver, devem dar prioridade absoluta ao transporte coletivo, valorizar acima de tudo, o pedestre, o ciclista, e o deficiente físico. Além disso, cidades exemplares oferecem moradia digna para as população de baixa renda.

    Isso requer:
    1. Políticas públicas que desestimulem, ao máximo, o uso do automóvel dentro da cidade
    2. Transporte coletivo de qualidade, de preferência VLT.
    3. Opções “park & ride” para otimizar o acesso à cidade pelos moradores de regiões periféricas e interioranas que dependem do automóvel.
    4. Estimular “car-sharing” como alternativa mais barata e conveniente ao carro próprio.
    5. Moradia social em todas as áreas urbanas, evitando a formação de “ghettos”
    6. Rede de ciclovias em bom estado de manutencao, seguro e iluminado
    7. Calcadas adaptadas para pessoas deficientes (a manutenção das calcadas deve caber ao município e não aos proprietários).
    8. Planejamento urbano visando a bairros multifuncionais, que integram funções de moradia, comércio, lazer, educação e empregos.
    9. Desestimular centros comercias na periferias, valorizando comercio variado em todas as áreas residenciais
    10. Combate à poluição, incluindo a sonora e visual (bom exemplo “cidade limpa” em SP).

    • José Carlos diz:

      Cara! foi o melhor comentário sobre esta notícia que li… concordo com tudo! Penso que o Ducci ainda não leu os comentários…

      • Diogo diz:

        Concordo! As pessoas compram a imagem que é vendida de Curitiba, já vi diversas matérias, em nível nacional, que diziam que Curitiba é um exemplo de mobilidade! Só que o sistema viário daqui é antiquado e o transporte público a muito tempo não funciona!

      • Christian diz:

        Tá aí a verdade, essa de “endeusar” uma cidade com tantos ou “muito mais problemas que outras” já está mais que ultrapassado. Curitiba foi uma ótima cidade. há muito não é. Apenas quem vive aqui, e não vive no mundinho dos “abastados” sabe do que estou falando.

      • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Os paulistas( paulistanos ), com dores de cotovelo!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Anderson diz:

      Cara, Muito bom comentário, só falto uma coisa ao meu ver.

      Uma boa cidade precisa oferecer também, além de tudo isso que citou, Segurança Pública, a isso é parte do governo, não, não é, por isso existe também a chamada, no Paraná, Guarda Municipal, que aqui em Curitiba, a pouco tempo, esta andando armada, mas ainda é pequeno o numero do seu efetivo.

    • Ana Carolina diz:

      Acho que o que eles levaram em consideração foi CURITIBA, e não os CURITIBANOS. Não é culpa da cidade se o seu povo não quer aderir à novas alternativas e colaborar com o ”planejamento” da cidade.

    • ricardo diz:

      Creio que tudo isso que disseste é oque se encontra em Curitiba, mas não de modo impecável e sim de uma comparação a outros municípios mundiais que se teve esse resultado, ou seja, Curitiba não é a melhor cidade do Brasil ou da América, mas tem suas qualidades bem diversificadas e fortes!

    • Total! Muito bem respondido!

    • Cristina Menez diz:

      Voce sabe o que fala e parabéns!!!Gostaria que isso se tornasse realidade no Brasil. Mas penso que da maneira que vejo, com os estimulos ao carro popular e fomentação da industira petrolifera, estamso fazendo o caminho inverso…

    • Jackson Luiz Rose diz:

      Aí… Curitiba seria SUPER-INTELIGENTE…!!!

    • Hilma diz:

      comentário inteligente e ponderado. concordo plenamente.

    • demmis neves diz:

      concordo com o amigo aqui… tem mais mkt neste tipo de lista do q avaliação prática.

    • Haruyuki Asada diz:

      Muito bom! Também concordo plenamente. Morei em Curitiba por 15 anos e no Japão por 20 anos (morei em Tokyo por 10 anos) e digo que na época em que habitei Curitiba, aos meados da entrada dos anos 90 e durante, depois fui morar no Japão digo a mesma coisa. Curitiba é uma cidade exemplar, mas infelizmente a quantidade de carros está aumentando catalizadoramente. Em Tókyo, reclamação quanto ao transporte público é de 0%, tem mais de 128 linhas de trem sobre a terra, 35 linhas de metrô, 230 companias de Taxi, cada uma com frotas que variam de 30 a 60 veículos e mais 450 linhas de ônibus, (perdoe-me, mas estes números estão um pouco defasados, não me atualizei despois de 2011 para cá) Entretando é polêmico o trânsito de Tokyo, apesar de ser ALTAMENTE SUPER ORGANIZADÍSSIMO NA LINHA, não deixa de existir o engarrafamento. Uma boa solução para isso é o que alguns países Baixos fazem em suas metrópoles. Marcar as placas dos carros com um símbolo de cores diferentes e sendo que dependendo da cor e do símbolo, cada veículo tem o direito de percorrer tal avenida gratuitamente , caso contrário, não pode percorrer esta avenida gratuitamente (isto é uma idéia brilhante para sobretaxar avenidas ultra-movimentadas e distribuir o fluxo de veículos para ruas de pouco acesso).

    • joao lange diz:

      Como estrangeiro você tem uma excelente visão do Brasil e de países em desenvolvimento em geral. E parabéns pela ótima escrita em português.

    • acho estranho falar de curitiba ter vivido 1 ano somente aqui, e vai se saber em que ano, algumas coisas mudaram e muito de alguns anos para cá

    • Walmor Grade diz:

      Cara, vc está perdendo tempo por aí. Devia estar colocando em prática seu ‘conhecimento teórico’.

    • Bruno diz:

      cara so ñ concordei no final que você fala que SP é é uma “cidade limpa”

  7. Michael diz:

    Ate parece, no Brasil so tem burro.

    • Ana Bolena diz:

      Bem maduro seu comentário!

      • Bruna diz:

        O problema do brasileiro que ele só critica. Devemos ficar orgulhosos por ter uma cidade nos representando. Seria mais vergonhoso, se não fosse citada nenhuma. E claro, não somente Curitiba como o país inteiro tem muitoooooooooooooooooooo o que melhorar !! Vlwww Curitiba !

    • Rodrigo diz:

      Fale por você.

    • osmar diz:

      burro é a sua mae que pariu voce, um perfeito idiota, asno, jumento,trouxa e otário.

  8. Marco Aurelio diz:

    Infelizmente não tenho como comparar com as demais cidades votadas pois não as conheco, mas quem conhece Curitiba sabe que é uma ótima cidade para viver. Parabéns ao Curitibanos.

    • Rossana Marchiori diz:

      Quem conhece Curitiba, meu caro, é aquele que não fecha os olhos à periferia. Conhecer Santa Felicidade, Bigorrilho, Juvevê, Cabral…deixaria a cidade em primeiríssimo lugar. No entanto, quero ver tal pesquisa basear-se na também Curitiba dos bairros Pantanal, Osternak, Bairro Novo, Sítio Cercado… Conheça a real Curitiba. Concordo sim com o posicionamento inteligente da Sefan S…

    • JONOTE BORBA diz:

      Curitiba é sim a melhor cidade do país, sem comparação. Amo minha cidade.

  9. Nuoos…..Singapura e Amesterdão, boooa

  10. …ainda tem gente que diz que Curita é uma cidade provinciana….ah tá!!!

    • atp1177 diz:

      o que uma cidade com “qualidade de vida” tem a ver com deixar de ser provinciana?

    • Mário Lucas Schmoko de Sá diz:

      sou curitibano, e a mentalidade aqui ainda é de província, infelizmente. Sobre o comentário do Stefan, concordo plenamente, assino embaixo.

  11. Carla Pangracio diz:

    Curitiba fez por merecer, estar na lista das 10 mais!!!!
    Amo Curitiba!

  12. Ana diz:

    Curitiba??? Pufffffffff

  13. Jeffe diz:

    Curitiba com ou sem: A Vila Pinto? A Cidade Industrial? A criminalidade? O transito insano que desconhece e ignora leis basicas e pedestres? As calcadas ausentes ou esburacadas e cheias de armadilhas para pedestres? Os esgotos a ceu aberto chamados de riacho urbanos? A absoluta corrupacao do Executivo, Legislativo e Judiciario? Mesmo quem nunca saiu de Ctba nao pode acreditar nesta balela.

    • Camila diz:

      “mais inteligente”, não a mais livre de problemas. Não é perfeita mas é uma das 10 melhores, fazer o que.

      • Ana Bolena diz:

        Inteligência é, também, a capacidade de resolver problemas. Se uma cidade apresenta tantos problemas, como Curitiba, então …

      • Ana Bolena me desculpe, mas se Curitiba foi eleita, isto quer dizer que as outras concorrentes estão muito além “de”, me desculpe não moro em Curitiba, mas conheço a cidade, se foi eleita fico feliz em ter um pouco do Brasil nessa história. Acorda, não é só o Brasil que tem problemas, nosso maior defeito é ficar criticando os demais e não olhar para o nosso próprio “umbigo” ……………..

      • Ana Bolena diz:

        Rodney Santos, pois eu moro em Curitiba e ela está longe de ser uma cidade modelo.

    • Pedro diz:

      Você não viu o trânsito em outras cidades brasileiras mesmo hein? HAHAHAHAHAHAH

    • Caetano diz:

      Agradeça pela cidade em que vc mora… vá conhecer as demais cidades do Brasil para vc engolir tudo o que disse.

    • Marina Hulek diz:

      SE…com todos esses problemas foi eleita entre as 10….n quero imaginar o que se passa nas demais cidades do Brasil…..
      Curitiba é demais!!!!

    • Osmário Estevam Júnior diz:

      Estou há dois anos morando no Rio de Janeiro, depois de 12 em Curitiba. A diferença é enorme. Curitiba tem vários problemas, mas a população se mobiliza sempre pra tentar resolvê-los, as campanhas educativas são constantes e funcionam. A Vila Pinto, há 15 anos atrás, era um verdadeiro inferno, hoje em dia, apesar de ter problemas, é muito mais segura e graças a ela boa parte do lixo da cidade é reciclado.Adoro o Rio, mas é uma cidade cheia de problemas e parece que nada irá resolver. Viva Curitiba, cada vez gosto mais dessa cidade! Se os cariocas olharem para o Paraná com mais carinho, terão muito para aprender e o Rio realmente será uma cidade maravilhosa!

    • Walmor Grade diz:

      … então imaginem os problemas das outras cidades.

    • Everson diz:

      Os critérios seguidos tiveram em conta não apenas o desempenho ambiental das cidades, mas também a sua performance econômica, mobilidade e qualidade de vida.
      Você pode ler o post antes de falar besteira?!?!?!?

  14. maria diz:

    MINHA CIDADE ESTA ENTRE AS 10 CIDADES MAIS INTELIGENTES DO MUNDO…….CURITIBA…

  15. André diz:

    Curitiba? Só pode ser piada mesmo… Inteligente em que? No Aterro da Caximba? Nos horários de ônibus nos pontos de ônibus? Nos ônibus ociosos? Nas ciclovias funcionais? Nos rios limpos? Será que ao invés de investir em publicidade, Curitiba não deveria investir numa cidade realmente inteligente? Se Curitiba é a 3ª cidade mais inteligente do mundo, precisamos revolucionar a educação das cidades….

    • José Carlos diz:

      Correção: precisamos começar a educação das cidades e rever nossos valores…

    • Leal diz:

      Quanta inveja…

    • JMaria diz:

      Não meu caro ANDRÉ não é piada,aterro da caximba não mais existe,horário dos é razoavel,toda a cidade ainda tem rios poluidos,estamos trabalhando pra despoluir os nossos rios,Curitiba é atual campeão mundial em sustentabilide.

    • Osmário Estevam Júnior diz:

      Inteligente em sustentabilidade! A população cuida da cidade da maneira que pode! Os ônibus não são ociosos, são os motoristas que não são “pés de chumbo”! Os Rios estão longe de serem limpos, mas dá pra tomar água da torneira sem medo. As ciclovias tem muito a melhorar, mas existe campanha para isso. Agora, quanto a última frase, tenho que concordar.

    • Bruno diz:

      que cidade você indicaria pra substituir Curitiba?do brasil!!

  16. OI MEU QUERIDO IRMÃO QUERIA COMPARTILHAR ESSE LINK COM VOCÊ.

  17. Hugo diz:

    A cidade com esta noticia. Não pode se acomodar

  18. Apesar de tardiamente, gostaria de fazer um comentário acerca desta postagem que, na minha opinião, peca pelo excesso de otimismo (para não dizer outra coisa):

    1. soa, de certa forma, tendencioso classificar a opinião de uma única pessoa (Joel Kotkin, neste caso) como sendo a opinião da revista. Essa parcialidade é inclusive retratada pelo próprio autor em trechos como “I have determined my ‘smartest’ cities not only by”… (chamo a atenção de vocês para “I have” e “my”, caso não tenham notado)

    2. no artigo original, essa lista de cidades não é apresentada sob ordenação alguma. Diferentemente do que foi feito aqui, ao numerá-las de 1 a 10 (implicando que as cidades listadas tenham sido classificadas e estejam sendo apresentadas em uma espécie de ordem decrescente de qualidade de vida, o que — obviamente — não é verdade. Não pelo mérito ou desmérito de cada cidade, mas pelo simples fato desta numeração ter sido deliberadamente “posta” ali pelo Sr. David Afonso).

    3. seguindo a linha exposta no comentário anterior, acho interessante destacar que — em momento algum — o artigo trata as referidas cidades como “as 10 cidades mais inteligentes do mundo”. Pior ainda falar que elas foram “elegidas pela revista Forbes”. E reparem que nem é preciso conhecer muito da língua inglesa para chegar a esta conclusão, uma vez que o título do artigo no site da Forbes é “The World’s Smartest Cities” (e não “The World’s Top 10 Cities”).

    A postagem da forma como foi escrita soa como uma grande bobagem.

  19. debora santos diz:

    \Realmente Curitiba é o máximo, eu amo minha cidade!!! Acho demais ignorante o curitibano que fala mal da cidade que vive, são pessoas sem cultura e sem visão de qualidade de vida…

    • Rossana Marchiori diz:

      Lamentável… Cuidar com os posicionamentos. Conhecer a cidade e não olhar simplesmente aquilo que lhe é conveniente a faria perceber a situação. Pensamentos assim, de que td parece bem é que atrasa o crescimento verdadeiro e digno aos Curitibanos.

    • Carlos Roberto diz:

      Via de regra, quem reclama da cidade de Curitiba, são os emigrantes, os “nativos”, saudosistas, sentem falta da tranquilidade e do transito de outrora.

  20. nazareno massambani diz:

    so quem mora em curitiba sabe que isto nao passa de balela, curitiba nao tem metro, o transito e´horrivel, todos os rios sãp mortos, onde esta a cidade inteligente

    • Camila diz:

      Pra ter metrô não é só enfiar um trem de baixo da terra. Não tem metrô mas tem um dos sistemas de ônibus mais eficazes do mundo, copiado por várias cidades da Europa. Pra quem nao conhece as canaletas dos ônibus e sabe que isso existe em Curitiba, fica maravilhado. Que falta faz o metrô diante de tudo isso? ficar parecida com São Paulo? dispenso

      • Junior diz:

        Ola eu sou de Curitiba, nosso sistema de transporte, e referencia mundial, estamos implantando um sistema de segurança em tempo real, onde câmeras de segurança já estão sendo instaladas, e aumentando a segurança da capital, demonstrando mais uma vez o potencial do povo curitibano, como sou da Policia Federal, não sou um especialista em saneamento básico, mas como cidadão vejo que em anos evoluímos, rios que antes pareciam verdadeiros esgotos já estão sendo revitalizados, parques sendo reconstruído, e a questão aonde mais pesou, e que o povo hipócrita de Curitiba tem muito reclamado, e a saúde, onde se esperam ate 2 horas para atendimento (em alguns casos, já utilizei o sus e com 20 minutos fui atendido), mas se compararmos que e um serviço gratuito e incrivelmente e referencia mundial, pois em algumas cidades não a leitos, falta médicos, e a saúde e deplorável, principalmente nas grandes cidades, em Curitiba temos hospitais com suas especialidades e alguns de referencia internacional, como e o caso do Hospital Erasto Gaertner, que e referencia mundial para o tratamento de câncer, dentre muitos outros hospitais curitibano, somos a unica cidade no mundo que possui hospitais especializados em idosos, gestantes e crianças, por fim acho merecido o premio, querendo ressaltar ao leitor, que o brasil só e mau visto pelos brasileiros que em ocasiões se tornam um povo hipócrita, reclamam, chato, e pior desvalorizam o próprio pais, então peço que antes de escreverem algo pense se o pensamento esta coreto e qual o impacto ele influenciara.

      • Ana Bolena diz:

        Desculpe-me Junior, mas Curitiba não é a única cidade no mundo com hospitais especializados em idosos, gestantes e crianças. Há milhares de cidades espalhadas pelo Brasil e pelo mundo com tais especialidades.

    • Osmário Estevam Júnior diz:

      Não é balela, mas só quem morou em outras cidades sabe disso! E pra que metrô? Quer dar dinheiro pra empreiteiro e não resolver nada? Já andou de carro em outras capitais pra saber o que é trânsito ruim.

  21. werner diz:

    se temos uma no Brasil, pra que gastar tanto dinheiro com viagens ao exterior para copiar o que já temos aqui, vamos ficar espertos e visitar ao menos Curitiba…….

  22. zenilda diz:

    eu amo curitiba pois foi aqui que venci meus medo elutei pela vida com fe hoge tenho orgulho do que comsegui meus filhos fas parte desse orgulho

  23. Gunnar diz:

    Marketing é tudo mesmo… mas vamos trocar então, os gringos que fizeram a lista podem todos mudar pra cá, ficar com essa cidade maravilhosa, e eu mudo pra algum lugar horrível, tipo Berlim ou Barcelona.

    • ricardo diz:

      Isso, vai lá! Acha que no exterior é igual a novela que você assiste, que é só ir a outro país “porque lá todos falam português”

  24. Ary Laurindo diz:

    Curitiba conquistou seu lugar na vanguarda das cidades planetárias, com justiça.
    Os valores citados pela revista são autênticos.
    É bom que todos curtam esse status antes que acabe. A cidade precisa de cuidados especiais para ser compatível com as características especiais que possui. Não basta vestir os louros e dormir sobre eles.
    Neste momento, a cidade agoniza com um sistema de trânsito caótico. Os valores ambientais estão acabando e a tão decantada qualidade de vida, também,
    Curitiba também não foge à regra da desumanidade. Basta um olhar simples no ambiente público. Há miséria, marginalidade e promiscuidade; há, principalmente nos bairros, um cenário de maus tratos aos animais, desde os cavalinhos que puxam galhotas de catadores muito acima do peso que podem suportar até os pobres, famintos e desesperados cães abandonados.
    Esta ainda bela cidade, que coleciona títulos, terá de se precaver com uma decadência que bate às portas, da periferia para o centro.
    Se persistir o conservadorismo, Curitiba brevemente conquistará outro título: a capital dos cães abandonados.

  25. Othon diz:

    Curitiba é um nojo de cidade… Pessoas extremamentes horríveis, parecem robôs, sem sentimentos, pessoas de poucas falas, muito diretas, totalmente seletivos e orgulhosos, sem vida, sem fisonomia… Se eles verem um asteróide caindo na frente deles, eles não terão reação nenhuma, de tão frios que são, não são solidários, nem humildes… NADA!! SÃO HORRÍVEIS… A pobreza é abundante, e também a violência, hoje é uma das cidades mais violentas desse país, se dúvidar, mais que São Paulo… Eles gostam de mostrar a beleza da cidade deles, como os pontos turísticos e a parte central, mas não vêem os problemas diante dos seus olhos, principalmente nas periferias, querem muito se achar os “Europeus”, querem ter uma cultura que nem é deles… O céu… (clima), TODO dia cinza, sol de luz forte e “esbranquiçada” (horrível) Ahhh, eu tenho muito o que falar dessa cidade, tenho um ódio pessoal por ela, Moraria em várias outras cidades… Mas essa, realmente, me dá um desgosto enorme….!!

    • Mario diz:

      Pobre coitado!!!!

      • Deivid diz:

        cara, você tentou alguma coisa aqui e se deu mal por idéias como essa, faça assim: se esforce um pouquinho mais e faça testes e outras coisas do gênero na nasa para ir para Marte Ok.

      • Junior diz:

        Pobre Othon, ao contrário de seu ódio pessoal por nossa Curitiba, temos extrema pena de você!!

    • André diz:

      Concordo Othon, conheci cidades no Brasil muito melhores que Curitiba, que deveriam servir de exemplo para o resto do Brasil, uma delas é São José dos Campos em SP, Curitiba vive nessa farsa a anos, pior, culpa quem é de fora pelos problemas, sendo que a cidade que citei, São José dos Campos tem masi de 60% da população de gente “de fora” e é exemplo de limpeza, organização e desenvolvimento, Curitiba nao acha que amr sua cidade é tratar mal quem é outro lugar e só ver o que é bonito, ignorando os problemas, o mais triste é ver que muita gente cai na propaganda enganosa deles.

      • Rossana Marchiori diz:

        Generalizar é falta de competência para mudanças. Critico muitas coisa em minha cidade, historicamente justificável… No entanto, agressividade nas palavras não fará uma boa morada para quem vem. Buscar oportunidades,independe de clima, de cumprimentos… Depende da inteligência pessoal para fazer a diferença. Ovacionar a cidade como se encontra, também não concordo, há muito o que transformar, mas nos agredir dessa maneira não contribui para mudanças… Lamentável!

      • Adriano diz:

        Seu comentário é totalmente imbecil.

    • ane diz:

      aonde vc foi me curitiba??? deve ter ido em uma cidade cinematografica só pode kkkkkk meu filinho nasci aqui nao damos moral pra quaquer papinho só isso aqui tem mulheres e homens lindos pessoas que nao se contentam com qualquer situação ao contrário de muitos por ai….

    • EMERSON diz:

      E LAMENTAVEL O COMENTARIO DO SENHOR OTHON NAO SINTA INVEJA DESSA LINDA CIDADE EXEMPLO PARA O BRASIL CELEIRO DA ECONOMIA POVO EDUCADO FRUTO DE SUA CULTURA EUROPEIA EXEMPLO DE DESENVOLVIMENTO PRIMEIRA CIDADE SUSTENTAVEL DO MUNDO.

      • Daiane Dias diz:

        E Emerson, se o Othon exagerou pela grosseria, você exagerou mais ainda: Curitiba não tem nada de Européia, a educação pública é repleta de problemas como em qualquer outra cidade brasileira, há pobreza e há favelas. Concordo que é famosa por suas iniciativas de coleta de lixo e sustentabilidade, mas quem mora na Vila Torres não tem esgoto e o rio é imundo. Curioso, não? Eu moro na Alemanha, mas morei 5 anos em Curitiba, e posso lhe assegurar que Curitiba não chega nem longe da qualidade de vida e organização daqui.
        Por isso, o Othon tá errado em achar que Curitibanos são pessoas frias e grosseiras, assim como você precisa sair um pouco de Curitiba pra ver que ela não é um paraíso. Por outro lado, eu não moraria em nenhuma outra cidade no Brasil, acho um lugar muito interessante e bonito.

        Abraços.

      • Vitor diz:

        realmente vc ta entendendo bastante, emerson. se vc não sabe, o brasil todo veio da europa, praticamente. e por que uma pessoa teria inveja de uma cidade se ela, simplesmente, poderia se mudar para ela? e outra, quem foi que te falou essa asneira de que Curitiba é a primeira cidade sustentável do mundo? e aos outros, quem foi que disse que esse belo sistema de ônibus em corredores é suficiente? nunca visitei a cidade mas já li muito a respeito dela e de teorias de urbanismo e, todo mundo sabe que esse sistema não tem tanta eficiência em uma cidade que passa de 2 milhões de habitantes. Metrô? sim, ele é a melhor solução para cidades populosas. aqui e em qualquer cidade mal planejada do mundo que tem o zoneamento como base formadora da estrutura urbana.

    • Leal diz:

      Então não se ´preocupe em morar lá!

    • Junior diz:

      Ae mané, vc é um pia de prédio entendeu!!!
      Sou Curitibano Nato e ninguem aqui é ET, se vc tem problemas de relacionamento problema é todo seu, aqui a galera é muito das hora, vc esta com inveja que sua cidade não chega nem entre as quinhentas primeiras…

    • Wolfgan Westphalen diz:

      Othon, Piá,Nós Curitibanos, não costumamos falar com brasileiros, mas só para corrigir uma injustiça, vou abrir uma exceção: não somos metidos a Europeus, somos um pouquinho melhores, se é que você viu o ranking ! hahahaha … Pronto já dei papo demais para estranho, daí !

    • ricardo diz:

      A própria pessoa que torna o seu convívio fechado! Quem quer se relacionar, o faz sem precedentes, não é necessário dizer tolices de o que não conheces!

    • Daiane Dias diz:

      Othon, obrigada pela maré de preconceito fundamentado no mais absoluto nada: Obrigada por xingar a mim e aos demais curitibanos de “extremamentes horríveis, parecem robôs, sem sentimentos, pessoas de poucas falas, muito diretas, totalmente seletivos e orgulhosos, sem vida, sem fisonomia… Se eles verem um asteróide caindo na frente deles, eles não terão reação nenhuma, de tão frios que são, não são solidários, nem humildes… NADA!! SÃO HORRÍVEIS…”. Se alguém foi grosseiro com você, por favor, não pense que quase 2 milhões de pessoas são igualmente grosseiras e frias. Me parece que você conheceu Curitiba superficialmente. Quanto a pobreza e desigualdade social, não é diferente das demais cidades brasileiras, fruto da corrupção e, por conseguinte, das nossas escolhas políticas, a escolha de nós, brasileiros, antes de curitibanos, cariocas, paulistanos… etc. Portanto, jogue o seu preconceito no lixo, pois ele não agrega e não desenvolve nenhuma conversa produtiva sobre os problemas enfrentados pelo país (pobreza, educação, saúde público, transporte público e, sobretudo, a corrupção – problemas enfrentados pelo Brasil como nação!). Seu preconceito é pessoal, portanto só afeta a você.

    • Adriano diz:

      Curitiba, nojo de cidade? E o que me diz de São Paulo, que não passa de uma grande fossa? Já fui para São Paulo e esta cidade é um esgoto, tem cheiro ruim em todo o lugar mas o pessoal já se acostumou aquela podridão. E tadinho, tá tristinho porque nenhum curitibano te deu bom dia, que judiação, ficou magoadinho foi? Filho, aprenda a ser homem, curitiba é cidade para quem tem firmeza e não ficar se descabelando por qualquer motivo tosco, e temos consciência dos problemas da cidade, porque nenhuma cidade é perfeita, reveja seus conceitos e se livre de seu preconceito imbecil, deveria ter orgulho de ter uma cidade brasileira nesta lista, melhor do que só ficar ouvindo falar em Nova Yorque, Londres, Moscou, Paris, Tóquio e só cidades de gringos, é bom saber que há uma cidade do Brasil entre essas listas.

    • Marie diz:

      esse ai foi corno de algum curitibano, rs

    • diego diz:

      antes de falar em sentir “NOJO” de um lugar veja a onde vc mora!!! nojento e esse seu modo de pensar horrivel..

    • Belles diz:

      Acho mais do que engraçado este povo dos estados acima criticando nosso humor, querem que nós estejamos rindo para qualquer um?; MINHA CURITIBA é um dos melhores lugares do Brasil para se viver,adoro o sistema de transporte publico pois o utilizo todos os dias, o trânsito é minimo sendo comparado ao de São Paulo,claro que a cidade só não é melhor por existirem ladrões como por todo nosso Brasil, sendo nas ruas como no governo; nosso Sistema Único de Saúde (SUS) não é o melhor, mas sim esta a caminho; Nosso clima (maravilhoso) ,um bom frio onde um vinho ou talvez até um pão com VINA é muito melhor degustado.
      Em minha concepção ,quem mora em Curitiba e fala mal da cidade, deve simplesmente ir embora pois não necessitamos de sua presença aqui.
      ”aquele velho dizer: gosto não se discute, Que fazer se gosto de Curitiba?”

    • jorge cardoso diz:

      Caro amigo,se vc mora em Curitiba faça um favor a ela.mude-se o mais rápido pos
      sível pois idiotas como vc realmente tendem a deixar Curitiba horrível.

    • Bruno diz:

      Sou curitibano nasci e cresci aqui tenho muito orgulho dela.Sei o que tem de errado e todos nos sabemos, se você sabe que tem algo de errado é porque não escondemos nada. Provavelmente você não ficou aqui anos morando ou paseando e não fez nenhum amigo porque você não tem capacidade de conquistar a confiança de um curitibano, se você tive isso vêria que somos muito humildes e pode crê que temos sim vidas, temos sim sentimentos se não tivesse não estariamos aqui espreçando, qualquer cidade gosta de mostra sua beleza duvido muito que você não goste de sua cidade, violencia, pobreza isso vai ter em todo lugar, pode ser a cidade mais rica do mundo q em algum lugar vai ter um pobre, não tivemos culpa que os prefeitos antigos opitaram por uma cidade planejada. E pra sua informação não temos so cultura europeia se você visitar BEM O LUGAR vai ver que tem assiaticos aqui tambem. Eu poderia escreve um livro pra você mas isso é so pra vc entende que somo Pessoas tambem curitiba tambem é uma cidade esse esteve ali é porque algo chamou a atenção deles e se curitiba esta ali é por um bom motivo e quem é sem cultura é você que faz uma passada rapida e não se da bem fala que é ruim e se tem POBREZA, VIOLENCIA ainda da tempo de melhora se você ñ percebeu estamos no brasil onde a pobreza e violencia é grande em qualquer estado
      se você acha que curitiba é ruim é sua opinião não posso mudar mais queria q você soube-se QUE CURITIBA É DO BRASIL SEMPRE VAI SER E NÃO VAI SER VOCÊ QUE VAI MUDAR ISSO e continue com sua opnião estupida!! OBRIGADO.

  26. S Nauffal diz:

    Todas têm semáforos embaixo de viadutos? Pistas triplas sem acostamentos? 17% dos motoristas dirigindo sem carteira? 63% da população de fora da própria cidade? Mais lombadas e semáforos que ruas? Nesses quesitos Curitiba é hors-concours, inteligente pra caramba! Basta morar aqui para concordar com Mark Twain: “Quando o único instrumento que você tem é um martelo, todo problema que aparece você trata como um prego.”

  27. Tadeu Oliveira diz:

    A revista Forbes não deve conhecer Curitiba. A cidade esconde seus rios poluídos debaixo de avenidas. A mobilidade urbana privilegia os automóveis. Recentemente a própria prefeitura da cidade autorizou a derrubada de Araucárias, protegidas por leis ambientais, pela concessionária de uma multinacional francesa, a Citroen. A saúde pública é deficiente como em todo o país.
    Os políticos são corruptos. Isso está parecendo marketing político para pessoas pouco inteligentes.

    • ricardo diz:

      Dizer que os políticos são corruptos?? Isso é em todo o Brasil. Os rios são os menos poluídos e o que tem a ver de rios estarem de baixo de avenidas?? Não entendi o_0?

  28. Que orgulho de ser paranaense
    Nossa que honra
    uma das 10 cidades mais inteligentes do mundo

  29. beto diz:

    curitiba kkkkk

  30. NADA A DECLARAR!!!!!!!

  31. Osmar Mendes diz:

    Parabens Curitiba, Vc e linda mesmo.

  32. Eu morei em Curitiba, ou melhor, fui criado em Curitiba, por isso me considero Curitibano,me sinto orgulhoso de saber que esta cidade e a 3ra cidade mais inteligente do mundo. PARABENS

  33. Zelia Ap. J. Ferreira diz:

    que maravilha Curitiba entre elasssssssssss

  34. fabio diz:

    i loved Curitiba….Its my city….

  35. Ana Bolena diz:

    Moro em Curitiba e ela está longe de ser a terceira cidade mais inteligente do mundo!

  36. Jorge Silva diz:

    escuta, onde esta Curitiba aí que eu quero encontrar, kkkkkkkkk

  37. SILVIA SCABIN diz:

    Eu já imaginava que São Paulo não estaria entre elas, basta olhar ao redor, lixo nas ruas, falta de política urbana, miséria pra todo canto, crescimento desordenado, violência e não para por aí…

  38. AmsterdãO?????
    Você não está na cidade mais inteligente do mundo por um acaso, está?

    • manuel Joaquim diz:

      Gajo, vá abrir um dicionário e descobrir que você conhece muito pouco de sua língua mãe. O Português de Portugal, que por acaso é de onde essa matéria foi publicada.

  39. Meus Caros Ai Esta a Cidade Que Escolhi Para Morar no Brasil, Desde 1994! Nela Estudei, Me Formei., Ajudei na Formação de Curitibanos em Sala de Aulas Como Professor e Meus Tesouros Respiram Esse Ar Singular Que Só Curitiba Tem.

  40. Parece que esqueceram de levar em consideração,na avaliação dos profissionais,o custo de vida dos curitibanos (o mais alto do Brasil ) e pior ainda o altíssimo índice de criminalidade que vem aumentando a cada ano,além de alguns outros problemas que ainda não foram corrigidos,típicos do terceiro mundo:tráfico caótico,saneamento básico,favelas,corrupção de vereadores,etc……….

    • Thais diz:

      O TRAFICO(DE DROGAS) É UM PROBLEMA MUNDIAL, O TRAFEGO(DE VEICULOS) ESTA ASSIM POR CULPA DA FACILIDADE DE SE COMPRAR CARROS(PRESTAÇOES) QUE POR VEZES NÃO SÃO PAGAS(O BOLSA FAMILIA É CANCELADO)SEI QUE CURITIBA NÃO É A MELHOR CIDADE, MAS GRANDE PARTE DO SEU PROBLEMA SÃO AS CIDADES DA REGIÃO METROPOLITANA(ADMINISTRADAS POR SUAS PREFEITURAS QUE DEIXAM O TRABALHO SOBRE O GESTOR CURITIBANO). aS ”FAVELAS” SÃO RUINS SIM, MAS NÃO SE COMPARA EM NENHUM GRAU COM UMA PAULISTA OU CARIOCA. A EDUCAÇÃO NÃOÉ MARAVILHOSA, MAS EM COMPARAÇAO COM OUTRAS CIDADES DO PROPIO ESTADO OU DO PAIS É DE BOA QUALIDADE SIM…. PODERIA CITAR MUITA COISA, MAS CURITIBA É UM OTIMO LUGAR PARA SE MORAR, TEM TRABALHO PRA QUEM QR TRABALHAR, OPORTUNIDADE DE ESTUDO DE QUALIDADE PRA QUEM QR ESTUDAR, ETC..BASTA QUERER.AQUI CONSTUMA-SE VENCER POR MERITOS E ESFORÇO E NÃO PQ O GOVERNO DÁ, PQ VC PASSA UMA CONVERSINHA EM ALGUEM E COISAS DESSE TIPO.

      • Ana Bolena diz:

        Atualmente Curitiba está mais violenta do que Rio de Janeiro e São Paulo. Isso é fato. No Ranking mundial ela ocupa a 39ª posição. Rio de Janeiro e São Paulo ficam depois da 65ª posição.

    • ricardo diz:

      Não cara! Você é burro! Para de dizer burrices! Curitiba tem seu custo de vida equivalente a metade de São Paulo! Pesquise direito antes de falar qualquer coisa!!

    • Daiane Dias diz:

      Curitiba é bem perigosa, principalmente para quem mora na região metropolitana. Mas o custo de vida mais alto do Brasil? Você já foi a São Paulo?

  41. ana diz:

    CURITIBA QUE CURTA BEM ESTA FALSA SENSAÇÃO DE SUCESSO, POIS A CADA DIA QUE PASSA MAIS FORASTEIROS CHEGAM A ESTA CIDADE E TRAZENDO NA BAGAGEM A VIOLÊNCIA, O DESRESPEITO AO TRÂNSITO, A NECESSIDADE DE BUZINAR PORQUE O SINALEIRO ABRIU E O MOTORISTA DA FRENTE AINDA NÃO ARRANCOU, A PERUA QUE LEVA O CACHORRINHO PASSEAR E JUNTAR O COCÔ DELE NO SACO PLÁSTICO E LARGAR NA PRIMEIRA LIXEIRA QUE ENCONTRA, OU ENTÃO, ACABAR COM O JARDIM DA CASA QUE COMPRA OU ALUGA, COLOCANDO CERÃMICA EM TUDO. CURITIBA ESTÁ FICANDO IMPERBEABILIZADA COMO OUTRAS CAPITAIS QUE SOFREM ENCHENTES. E NOSSOS ARAUCÁRIAS ENTÃO, RECENTEMENTE FORAM CORTADAS 3 ARAUCÁRIAS BEM PERTO DE MINHA RESIDÊNCIA, SAUDÁVEIS, MAS RECEBERAM AUTORIZAÇÃO. O TRÂNSITO CAÓTICO, ….. NÃO PRECISO FALAR MAIS, É SÓ UMA QUESTÃO DE OBSERVAR……
    E A VIOLÊNCIA NO TRANSPORTE COLETIVO…………….

    • André diz:

      Sou “forasateriro” e venho de uma cidade cheia de curitibanos e gente de outras regioes do pais, nunca joguei lixo no chao e minah cidade apesar de ter tanta gente “de fora” e mais limpa que Curitiba, aliás, aí fui tratado como marginal sem nunca ter cometido um crime, por gente como você, que tenta achar motivos para os problemas sem pensar muito, culpandp quem vem de fora, com pensamento caipira que nenhuma capital deveria ter, faça um favor ao Brasil, peça para outra cidade ser capital de seu estado porque com tanta caipiragem nao da.

      • Belles diz:

        Nossa amiga acima pode até ter meio que generalizado, mas sim, 80% dos crimes quais são realizados em nossa cidade é praticado por forasteiros.Em relação ao oque você disse em sermos ”caipiras”, vai come pão com VINA vai.

    • Perua diz:

      Só uma pergunta, onde se joga o saco de cocô do cachorro senão na primeira lixeira da rua ?? …

  42. Marcos diz:

    Curitiba com certeza chegará ao primeiro lugar assim que aumentar a imigração de paulistas e gaúchos e a emigração de curitibanos.

  43. angela bertolini diz:

    E a quinta poque foi feita para gente.

  44. Raissa diz:

    Tenho orgulho da minha cidade só que esta crescendo muito e tem gente de muitas cidades grandes vindo morar aqui! Acho legal ela estar em 5 lugar só que isto é fazer mais propaganda!!!

  45. Pingback: As Cidades mais inteligentes do mundo | Mais Pinhais

  46. Pingback: As 10 cidades mais inteligente do Mundo | Mais Pinhais

  47. Marcos diz:

    Em Curitiba só faltam viadutos! Os engarrafamentos são enormes e cada vez mais constantes!
    Se realmente a Forbs analisou a mobilidade da cidade, no meu entendimento, não deveria tê-la qualificado, pois sem mobilidade não há qualidade de vida, que também foi um dos critérios analisados.

  48. maria ignez ferri diz:

    curitiba merece estar entre essas cidades,pois ,magnifica ,espasosa ,; apenas um comentario = se vc tiver dinheiro ela sera mais interessante,. pobreza nao combina com [inteligente];estiveha pouco tempo ,participando de um casamento e pude constatar essa verdade

  49. ubiratan diz:

    Vivi em Seattle, moro em Curitiba. Nenhuma das duas é especial dos quesitos apresentados.
    Esta pesqueisa deve ser furada.

  50. Picoche diz:

    Eu não sei se sou inteligente, mas vi outra pesquisa, tão inteligente que a Forbes, que definia Vienna na Austria, a melhor cidade do mundo para se viver, pelo tudo que Forbes falou e mais ainda!!!!!

  51. Que orgulho de ser curitibano nessas horas.

  52. Teruo diz:

    Curitiba é uma bosta, nem deveria ser lembrada!!!

  53. Esther Maria diz:

    Muito bom. Curitiba merece estar nesta lista gostei e assino em baixo.

  54. vitor_@hotmail.com diz:

    CURITIBA COMO SEMPRE ME ENGENDO DE ORGULHO!

  55. vitor_@hotmail.com diz:

    CURITIBA COMO SEMPRE ME EMGENDO DE ORGULHO!

  56. Ana Bolena diz:

    Como sempre, em casos como estes, quando Curitiba é exaltada, observam-se comentários orgulhosos misturados com limitações provincianas jactanciosas de quem, quase sempre, nunca saiu daqui, mas a considera o melhor local. A arrogância pueril e desconcertante miscigenada com a ufanada pretensão não enxerga as próprias presunçosas limitações de quem se acha distinto, embora amatutado em sua própria limitação. Curitiba tem que amadurecer, em todos os aspectos.

    • André diz:

      Concordo plenamente, o orgulho infantil, quase irracional, de muitos curitibanos é assutador, deixam de lutar por uma cidade melhor pois preferem continuar vivendo na alienação, enquanto isso Curitiba vai se tornando uma das cidades mais corruptas e violentas do país, culpar os políticos ? a própria população ? nunca, sempre culpam quem é de fora …. é masi fácil, assim se mantem a alienação de que a cidade é perfeita, tão eprfeita que só uma força exterior pode causar problemas….

      • Belles diz:

        Nunca cito que Curitiba é perfeita, e sim que esta melhorando,amo minha cidade, acha que vou dizer mal de um lugar onde nasci ,claro que comparado a outras capitais esta em um nível bem avançado (em relação ao respeito para com o lugar).

    • EMERSON diz:

      ANA DESCULPA SE NOSSA LUZ OFUSCA SUA INVEJA PORQUE NAO FALAM DE SUA CIDADE COM SERTEZA NAO SE COMPARA COM MINHA BELA CURITIBA

      • Ana Bolena diz:

        Desculpe-me Emerson, mas sou daqui de Curitiba. Entretanto o fato de ter morado em outras cidades não só do Brasil, mas da Europa, deu-me uma visão bem ampla e crítica de nosso povo que é bem limitado e presunçoso.

      • Ana Bolena diz:

        PS: certeza é com “c”.

  57. Ex-Beatle diz:

    Se Ctba. é a terceira mais inteligente, não me apresentem as cidades Burras !!
    Acho que Curitiba é uma cidade com o aspecto “Cultural” levado mais a sério que a maioria das outras cidades; de resto, tem os mesmos problemas que S.Paulo, B.Horizonte, Vitória, Rio, Fortaleza, Etc.
    A única vantagem de Curitiba, é o fato de ainda não ter caido nas mãos de prefeitos Petistas; Os Petistas são um exemplo de como destruir cidades.Quando governam, costumam “Sucatear” e acabar com tudo que uma cidade tem de bom, pela falta de zêlo, pelos desmandos, pela incompetência, pela corrupção,etc. Bastar olhar para Porto Alegre para ver como se acaba com uma cidade.

    • Curitibano diz:

      Se não caiu na mão de governo PeTista, já justifica o título de “mais inteligente” concorda Ex-Beattle ? hehe

    • Belles diz:

      Curitiba uma cidade em desenvolvimento que se “Deus” quiser nunca vai cair em mãos petistas, pois na atualidade da para se ver oque esta acontecendo com nosso lindo Brasil ”verdammt Dilma”.

  58. kellen diz:

    Moro em Curitiba,mais sei não essa pesquisa!

  59. Bruno diz:

    Curitiba no contexto brasileiro é uma cidade muito boa,mas realmente tem grandes desafios para superar!

    • Belles diz:

      Concordo, é uma boa cidade em busca de ser melhor ainda,basta apenas mudar nosso governo (políticos em geral)…

  60. Tygon diz:

    Por isso que me orgulho em ser Curitibano!!

  61. Morki diz:

    good joke ^^
    Curitiba uma cidade linda mas o nivel de vida nao e o nivel europeo… y a segurança da cidade ? que perigoso…
    O transporte ? o systema de onibus e bom mas devagar, nao tem horario corretos, muito caro..

  62. mery vazz diz:

    da fato!!!! cidade planejada com infra estrutura de megalópole… tem tudo de bom; relacionado aos empreendimentos, …. investimentos,,,,, construções… ..educaçaõ…… e copiada por capitais maiores; no que diz respeito a transportes coletivos;;, sendo destaque na arquitetura,…e ressaltando a importancia da arborização.. ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,……

  63. wilson diz:

    é que vcs não conhecem o TATUQUARA um bairro de curitiba que é muito melhor que a própria cidade……..

  64. Milton Eiti Sato diz:

    Curitiba realmente é muito boa em muitos quesitos mas temos muito a transformar. Principalmente mudando a visão do que torna a população verdadeiramente mais feliz e o que mantém a ilusão de felicidade através da visão econômica/financeira/consumista/hedonista – que afinal é a base dos problemas mundiais.

  65. Roberto diz:

    KKKKKKKKKKKKKKK isso e uma piada neh galera como q curitiba vai estar na frente de Estocolmo,Oslo,Zurich,Copenhague,Berlin esses pesquisadores axo q estavam fumado quando fizeram essa pesquisa………. e na boa sou de curitiba

  66. Pedro diz:

    Parabéns Curitiba, você é realmente uma maravilhosa, até agora, espero que a petezada não acabe com ela.

  67. Viana diz:

    Todo mundo sabe que as cidades tem problemas e isso não é novidade…o fato aqui é que de todas Curitiba ainda é a melhor em organização e qualidade de vida. Conhecida no Brasil todo como cidade de primeiro mundo.

  68. JMaria diz:

    I love to live in Curitiba.

  69. Bruna diz:

    Curitiba já foi. Hj é o caos. Violência, falta d saúde, educação.
    O Trânsito é terrível, não existem calçadas, faltam vagas em escolas e creches, os postos d saúde sempre lotados d pessoas desesperadas por atendimento…
    Ctba ficou conhecida pelos parques, transporte coletivo e o resto??? Convido aquele q não concordar comigo a usar a Linha Verde em horário d pico, grande obra do nosso antigo prefeito… Essa nova ponte estaiada é outra piada extremamente desnecessária… Enquanto fazem esse absurdo as ruas nas mediações estão viradas em grandes buracos… Eu até hj não entendi o pq dessa ponte… Curitiba está mto parecida com outras grandes cidades brasileiras, pichações em tds os lugares, a diferença é q o povo não joga tanto lixo no chão, mas hj não é mais a mesma coisa não… o povo ta virado em um bando d porcos…Propaganda enganosa meus amigos… Sou curitibana, mas ando desanimada com minha terra querida…

  70. Danielle diz:

    eu moro numa das cidades mais inteligentes do mundo!!!!!!!

    eeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

  71. Henrique diz:

    muitos vao dizer q nao, q nao eh possivel ser a 3ª mais inteligente do mundo, mais eh a primeira no Brasil com certeza. Muitos q criticam sem conhecer, pq a midia n divulga as belezas q existem aki, eu tenhu maior orgulho de dizer EU AMO SER CURITIBANO. E é bom q nao divulguem muito mesmo, c nao, vem gente de fora e estraga tuuuuuudo ;)

  72. Stefany diz:

    Concordo que Curitiba deve ser so para curitibanos. Assim todos os preconceituosos, homofóBicos, escravocratas, reacionários, neonazistas ficariam todos num lugar só. Concordo com eles qdo querem se separar do país, pq são tudo, menos brasileiros. Morei lá por anos e não há parque e transporte publico que compense um povo tão refratario, mal humorado. Curitibano tem preconceito ate com o povo do interior do Paraná. Adoram um marketing, uma imagem, expulsam os pobres e tem um pensamento único. Ok, eles lá com suas florzinhas e o Brasil real além de suas fronteiras. Cada um no seu quadrado. Curitiba só para curitibanos sim! Melhor não se arriscar!

  73. Belles diz:

    Cidade linda e amorosa da terra de Guairacá.
    Jardim luz, cheio de rosa Capital do Paraná.
    Pela ridente paisagem
    Pela riqueza que encerra,
    Curitiba tem a imagem
    Dum paraíso na terra.

    Viver nela é um privilégio
    Que goza quem nela está.
    Jardim luz, cheio de rosa
    Capital do Paraná.
    Pérola deste planalto
    Toda faceira e bonita.
    Na riqueza e na opulência
    Vive, resplande, palpita

    Subindo pela colina
    Ativa sempre será.
    Jardim luz cheio de rosa
    Coração do Paraná.
    Salve! cidade querida
    Glória de heróis fundadores.
    Curitiba, linda jóia
    Feita de luz e de flores.

  74. Rita diz:

    Não nasci e não me criei em Curitiba, mas morreria por ela. Adoro a cidade,as pessoas, os jardins, os parques, as ruas, o céu, o Sol, a Lua, o ar que respiro em Curitiba, seja ela a 1ª, a 2ª, a 3ª ou até mesmo que não seja a mais inteligente, pois para mim ela é a mais bela, com todos os defeitos que, infelizmente, os moradores desta linda cidade citaram acima.
    Se eu pensasse 50% dos que acima pensam, eu teria ido embora ao invés de ficar criticando. Talvez até iria morar no exterior, numa daquelas cidades que a Ana Bolena fez questão de apenas visitar e não se encantou o suficiente para ficar morando por lá (certamente sentiu falta dos matutos que aqui deixou…tsc…tsc…tsc).
    Um abraço apertado para cidade linda e amorosa, da terra de guairacá, jardim luz, cheio de rosas, coração do Paraná. Viver nela é um privilégio, que goza quem nela está. Jardim luz cheio de rosas, Capital do Paraná.

  75. lucas diz:

    Muitas pessoas estão criticando os Curitibanos.. sendo que a pesquisa é sobre a cidade, morei 5 anos em Curitiba, e realmente a cidade precisa melhorar em varios aspectos. Concordo que existe muita propaganda falsa da cidade, mas concordo que é uma cidade muito boa de se morar.. a qualidade de vida é boa mas é cara, comparada com outras cidades, o sistema de transporte foi o pioneiro no Brasil, porem tudo isto esta saturado! Acredito que se ela fosse eleita entre as 5 + do país seria mais do que justo! Não vamos por em cheque o “carisma” do Curitibano, pois acredito nao fazer parte da pesquisa!

  76. Carol diz:

    Concordo com Stefan, moro em Curitiba a 21 anos, sei o que é bom e o que é ruim aqui e realmente o transporte público deixa a desejar, é uma cidade muito boa p se viver, porém está virando uma “mini São Paulo” o transito está cada dia mais caótico.. O sistema de transporte coletivo é muito bom, mas as vezes não funciona, até os ônibus novos estragam, muitos não tem capacidade para pessoas com deficiência, enfim, muitas coisas a serem melhoradas, mas fiquei feliz e surpresa em saber que a cidade onde eu vivo ficou em 3º lugar!

  77. Carol diz:

    Belo texto Ana Boleta! =)

  78. MENTIRA pura esta matéria! CURITIBA É UMA FALSA PROPAGANDA! É BRASIL! Saúde é sinônimo de falência! UM conhecido meu que mora lá diz que ultimamente os postos de saúde e hospitais mal atendem os doentes. Fácil ter programas bem elaborados, mas teoria não salva ninguém. Faltam médicos e materiais básicos para atendimento á população. A elite safada de políticos estilo Derosso, aquele que jogou longe o microfone do CQC, lembram? Mais vereadores cupinchas dele, E OUTROS que tanto estiveram e estão no poder de alguma forma, Beto Richa, Ducci… se preocuparam muito em colocar piso de granito no Batel (bairro nobre) Mas vejam as ruas e calçadas de periferia. Tenho quase certeza de que vão encontrar buracos, não é difícil crer nisso. DUVIDO que vcs de Curitiba se andarem nos bairros, não vão se indignar e saber de coisas absurdas. Aí sempre foi isso: PROPAGANDA ENGANOSA! Lixo AÍ, um tal de Caximba, sem solução, sempre emperra-se para resolver este problema, não é mesmo? O atual prefeito? Huum… Sei que era da panela do PSDB e agora virou amigo do PT… se vai melhorar algo? Ainda não deu as caras segundo falam. Vamos aguardar os 4 anos pra ver suas desculpas? Tomara que não. Se quiserem tomar o poder de vez do outro partido que mamou pacas aí, vão ter mesmo que fazer melhor. Segurança em Curitiba? Da última vez que fui para lá fui assaltado no centro da cidade, perto de uma guarita militar que fica num tal passeio público, que aliás, vai ter traficante e bêbados brigando assim lá no inferno. Nunca mais entro ali. Ônibus tem até recado: CUIDADO COM FURTOS NO INTERIOR DO VEÍCULO! AHAM… tá muito boa a cidade lá… Só nem quero chegar perto da ruim então.

  79. Só para completar. Curitiba vive sempre numa tal ilusão e promessa política. Aliás, todos os políticos prometem algo ali que não cumprem e não vão cumprir nos próximos 20 anos ou mais, chuto 30: METRÔ! O único que tem ali, parece ser uma boite noturna!

  80. arabe diz:

    curitiba cidade inteligente! kkkkkkkkkkkkkk…rio de janeiro cidade maravilhosa!kkkkkkkkkkkkkkkk… piada pra portugues rir muito! fato kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  81. Noeli Tarachuka Gonçalves diz:

    Minha preocupação é que com tanta publicidade que estão fazendo de Curitiba, muitas pessoas estão vindo para cá, eu mesma conheço algumas que vieram para Curitiba por que ouviram falar que nossa cidade é maravilhosa. Mas até quando? Com tanta gente se mudado para cá? O transito já está ficando uma loucura com congestionamentos às vezes até mesmo fora de horário de pico, sem contar com o transporte coletivo lotado ou melhor dizendo socado. E outras coisitas mas.

    • Nao sou Curitibana, morei la e apesar de varios problemas, como em quaisquer outras capitais desse pais, Curitiba nao deveria ser comparada a qualquer outra cidade do Brasil. Sao Paulo, RIo, Bahia, Minas.. deveriam preocupar-se em melhorar sua qualidade de vida e cuidar dos mesmissimos problemas que Curitiba tbm possui. Uma lastima que a inveja doa tanto. Curitiba era uma cidade extremamente civilizada, hj ja nao posso dizer o mesno por morar bem longe. MAs, quando tenho contatos com Brasileiros de Curitiba ou do sul do Brasil, e incrivel a diferenca na educacao, modos e assim por diante. Parabens aos Curitibanos e a todos os que ajudaram a unica cidade Brasileira a chegar a essa classificacao..

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s