Teleférico já anda na zona histórica

O teleférico de Vila Nova de Gaia já anda a sobrevoar a zona histórica. Desde ontem que a empresa construtora, a Etermar, está a proceder a testes entre a Estação do Jardim do Morro e o Cais de Gaia. As viagens a sério ainda não têm data marcada.

É um dos projectos que Luís Filipe Menezes agarrou e vai ver concretizado. O presidente da Câmara de Gaia ainda sonhou em ver o teleférico a sobrevoar o Douro, ligando as duas margens.

Do lado do Porto, porém, a vontade de agarrar a ideia começou murcha e acabou nula. Menezes avançou sozinho e hoje vai fazer a primeira viagem numa das 12 cabines do meio de transporte que ligará o Jardim do Morro, na Avenida da República, ao Cais de Gaia. Os testes começaram ontem, pondo muitas cabeças no ar e tirando dúvidas sobre a eficácia do transporte.

Cada viagem, que será explorada pela empresa Telef e está abrangida pelo sistema Andante (título Z2 ), demorará cinco minutos, numa velocidade média de quatro metros por segundo. Ou seja, a distância que separa as cotas alta e baixa (562 metros) será ultrapassada nesse período de tempo por cada cabina com capacidade para oito pessoas.

Para além da demora em encontar vontades iguais dos dois lados do Douro, o teleférico, que pretende ser mais turístico do que alternativa, teve avanços e recuos.

Primeiro, foi o IGESPAR que obrigou a alterar o projecto perante o centro histórico que obriga, também, a rígidas normas de segurança. Depois, vieram problemas ligados à construção de um edifício junto à cota alta.Agora, parece que o transporte tem pernas para andar. Ou melhor, para sobrevoar.

Vejam o vídeo publicado pelo JN aqui.

Fonte – Jornal de Notícias

About these ads
Esta entrada foi publicada em 1. Imprensa, Blogosfera e Web, 4. Património e Centros Históricos com as etiquetas . ligação permanente.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s